Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Treinamento de Força e Adolescentes


O Treinamento de Força (TF) por vezes foi contra-indicado para as crianças e para os adolescentes, uma vez que os mais variados autores apresentavam discursos como à falta do hormônio específico para o aumento de força muscular.
Porém Rowland (2008) demonstra que a força da criança é refletida por vários outros fatores como a combinação das ações anabólicas da testosterona, bem como uma interação do hormônio do crescimento (GH) com o IGF-1(fatores de crescimento semelhantes à insulina), adaptações independentes do tamanho, possivelmente neurais e finalmente aumento da contratilidade da fibra muscular.
A interação GH / IGF-1, é considerada por Rowland (2008) como um dos meios mais importantes em uma criança, isto por que o GH liberado pelo lobo anterior da hipófise e estimula a produção de IGF-1 no fígado e em outros tecidos (ROWLAND, 2008).
O IGF-1 é então transportado pela corrente sanguínea, de forma livre ou ligado a proteínas específicas (IGFBP) para efetuar ações como acrescer a síntese protéica e a diferenciação celular que conduzem ao desenvolvimento osteo-muscular e cartilaginoso.
O refinamento motor e a maturação neural são fatores que na fase infanto-juvenil estão diretamente relacionadas ao aumento de força, uma vez que Ozmun et. al. apud Rowland (2008) demonstraram em seu estudo que a atividade eletromiográfica aumenta em decorrência do treinamento em crianças, assim confirmando a questão da maturação neural. 
O estudo de Ozmun et. al apud Rowland (2008) envolveu oito crianças em idade pré-puberes, as quais realizaram três séries de 7 a 11 repetições, durante oito semanas, e após o termino da pesquisa foi verificado que o aumento da força isométrica e isocinética foi de 22,6% e 27,8% respectivamente. A amplitude de atividade eletromiográfica aumentou algo em torno de 16,8%, vale ressaltar que nenhuma dessas alterações foram encontradas no grupo controle.
Portanto percebeu-se a partir dos dados expostos que o TF para jovens púberes e pré-púberes é de suma importância e apesar do que se achava e muito indicado para uma melhora geral (osso, músculo, cartilagens e habilidades motoras) da população alvo.

Um comentário:

  1. Muito bom o post Yuri. É sempre bom ta mostrando que o treinamento de força ou treinamento resistido é uma ótima força de atividade física para crianças e adolescentes, podendo melhorar e otimizar o rendimento delas, quando relacionado a parte cardiovascular, fortalecimento da estrutura corporal, diminuição da obesidade infantil entre outros. (y)

    ResponderExcluir